quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O MAIOR TÚNEL SUBMARINO DO MUNDO SERÁ CHINÊS

     E aí pessoal, tudo bem? Nesta semana trouxemos esta notícia abaixo sobre um projeto incrível que a China está aprovando. Para se ter uma idéia da grandiosidade do projeto, é como ir de Curitiba até Guaratuba dentro de um túnel, dá para imaginar? Este túnel terá 123 km de comprimento e terá mais de duas vezes o comprimento do atual recordista, que liga as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido.

Com a questão da mobilidade se tornando um desafio urgente para todas as grandes cidades do mundo e a globalização pedindo malhas de transporte interurbanas mais rápidas e limpas, países de dimensões continentais como a China e o Brasil se veem diante da necessidade de criar soluções ousadas. É o caso do projeto do maior túnel submarino do mundo, que está em vias de aprovação pelo governo chinês para ser construído a partir do ano que vem. 
     O túnel terá 123 km, mais de duas vezes o comprimento do atual recordista, que liga as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido. O túnel chinês, que deve ficar pronto em 2026, ligará as cidades de Dalian e Yantai, no leste do país, e custará o equivalente a US$ 36 bilhões. A velocidade do trem seria de 220 km por hora e o trajeto demoraria 40 minutos. 
      Atualmente, a viagem entre os dois pontos é feita por uma estrada de 1.400 km ou demora oito horas por balsa. O projeto - que é considerado um símbolo da pujança da segunda maior economia do mundo - prevê o transporte de indivíduos e de carros. Eles serão embarcados em vagões-garagem, que viajarão 30 metros abaixo do leito do mar.

     Críticos do projeto lembram que o túnel será construído sobre duas falhas geológicas cujo movimento já causou, em 1976, um terremoto que deixou, segundo estatísticas oficiais, mais de 200 mil mortos.
     Nos últimos cinco anos, aproximadamente, a China entrou numa fase de construção intensa de ferrovias e trens ultra-rápidos que resultou numa malha de milhares de quilômetros. Recentemente, uma reportagem no jornal “Beijing Times” noticiou a existência de um projeto ainda mais mirabolante, uma ferrovia que ligaria Pequim aos Estados Unidos. A linha retomaria uma outra, que vai de Pequim ao nordeste da China. Cruzaria a Sibéria, na Rússia, cruzaria o estreito de Bering via um túnel submarino de 200 km até o Alasca. De lá, a ferrovia se conectaria com linhas do Canadá para chegar até Washington, aonde se chegaria em menos de dois dias, a 350 km por hora. O governo russo teria se interessado pelo projeto, mas não há notícias de que o americano e o canadense tenham sido consultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário