quinta-feira, 17 de agosto de 2017

A FUNDAÇÃO DA OBRA

Olá, hoje falaremos um pouco sobre uma das etapas mais importantes de uma obra, aquela que dará a sustentação da construção, seja ela de pequeno ou grande porte. É importante se conscientizar que se a fundação não estiver de acordo com as cargas que deve suportar, trará graves problemas para o resto da estrutura (paredes, tetos, etc.). Chama-se fundação a parte de uma estrutura que transmite ao terreno subjacente a carga da obra. O alicerce (ou fundação) serve para apoiar a casa (ou prédio) no terreno. 
Deve-se atentar ao solo, conhecer o tipo e a capacidade de suporte do solo, após o qual é definido o tipo de fundação a ser executada. Através de uma sondagem pode-se definir o tipo ideal de fundação para a obra (existem empresas especializadas em realizar sondagem do seu terreno). Vale a pena "bater na porta do vizinho" e verificar o tipo de fundação que ele construiu ao lado. 
É importante que o profissional adote os seguintes procedimentos para se decidir pelo tipo de fundação que trabalhará:
1 - visita ao local da obra para detectar a existência de alagados, afloramento de rochas, etc.;
2 - visitar obras em andamento nas proximidades, verificando as soluções adotadas;
3 - fazer sondagem a trado (broca) com diâmetro de 2" ou 4", recolhendo amostras das camadas do solo até atingir a camada resistente;
4 - para se profundar, deve-se fazer sondagem geotécnica .

Listamos abaixo 4 tipos de fundação:

- BALDRAME 
Se no local encontrar o solo firme até uma profundidade de 60 cm, recomenda-se abrir uma vala e fazer o baldrame diretamente sobre o fundo dela. O baldrame pode ser de blocos ou de concreto.
- FUNDAÇÃO DIRETA
São estruturas executadas em valas rasas, com profundidade máxima de 3,0 metros, ou as que repousam diretamente sobre solo firme e aflorado, como por exemplo: rochas, moledos (rochas em decomposição), arenitos, piçaras compactas etc., caracterizadas por alicerces e sapata
- FUNDAÇÃO INDIRETA OU PROFUNDA 
O peso da construção é transmitido ao solo firme por meio de um fuste. Estas estruturas de transmissão podem ser estacas ou tubulões.
- FUNDAÇÃO CONTÍNUA
Os alicerces na generalidade dos casos são executados de forma contínua, sob a linha de paredes de uma edificação, utilizando-se: 
a) Sistema de alvenaria de tijolos maciços, em bloco simples ou escalonado;b) Sistema de pedras argamassadas sobre lastro de concreto simples;c) Sistema de alvenaria sobre lajes de concreto armado ( sistema misto);
d) Sistema em concreto ciclópico.


Postamos abaixo imagens da Fundação do ILHA DE CORFU, construção em andamento pela CONSTRUTORA KARVANIS no bairro Portão. Prédio de 7 andares com apenas 14 unidades de 02 e 03 dormitórios e opção para 02 vagas de garagem.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário